Coronavírus

‘Gama-plus’: conheça a nova variante da Covid-19 e que é ainda mais perigosa, segundo cientistas

570Visualizações

Um grupo de cientistas do Genov, projeto de monitoramento da América Latina, identificou uma nova variante do Sars-CoV-2 que foi nomeada de ‘gama-plus’, sendo uma espécie de mutação criada a partir da variante gama do vírus mas que apresenta algumas características distintas em seu código genético, tornando-a mais perigosa do que a variante de origem.

Essa mutação foi descoberta pelos pesquisadores ao analisarem cerca 502 amostras colhidas durante o mês de maio entre a população brasileira que foi infectada pela Covid-19, sendo identificado 12 novas variações, das quais cinco foram coletadas no estado de Goiás, duas no Tocantins e uma no Rio de Janeiro, Mato Grosso, Ceará, Santa Catarina e Paraná.

Segundo os estudiosos, a variante gama-plus é uma mutação da cepa que surgiu em Manaus e anteriormente chamada de ‘P1’. De modo geral e bastante sintetizado, sua principal diferença está na proteína spike (S) que é responsável por fazer com que o vírus se “agarre” nas células humanas

Os pesquisadores notaram que a alteração no genoma está presente na posição 681, local chamado de “sítio de furina” e que é responsável por definir a velocidade na qual o Coronavírus se conecta nas células.

De acordo com biólogo e virologista José Eduardo Levi, o processo de clivagem — quando a proteína S se quebra — ocorre quase que imediatamente nessa nova variante, sendo bem mais rápida do que o Sars-CoV-2 original e fazendo com que o vírus sequestre mais rapidamente a célula hospedeira.

Importância da vacinação

O biólogo também reiterou a importância da vacinação completa no Brasil, que até o momento possui apenas 22,47% da população totalmente imunizada, valor que equivale a cerca de 47,5 milhões de pessoa, valor bem abaixo do que é esperado para que tenhamos resultados mais expressivos contra a doença, embora alguns estados demonstrem uma queda acentuada no número de óbitos e internações.

 

Fonte: tudocelular