PIS/Pasep

Saque triplo do PIS/Pasep pode ser feito neste mês; veja quem tem direito

Os trabalhadores do setor privado e do setor público poderão ter acesso ao abono salarial ano-base 2019, ano-base 2020 e as contas do PIS/Pasep, sendo possível realizar um saque triplo.

O PIS (Programa de Integração Social) é destinado aos trabalhadores que estão atuando com carteira assinada. O banco responsável para realizar os pagamentos é a Caixa Econômica Federal.

O Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) é liberado para o servidor público. Sendo o Banco do Brasil responsável em realizar os pagamentos.

Quem recebe o abono salarial tem direito a um salário mínimo vigente na época do pagamento. Sendo que os valores a ser pagos vão depender dos meses em que o cidadão trabalhou com carteira assinada. 

Outra exigência é ter trabalhado por pelo menos 30 dias no ano-base com carteira assinada. Para realizar os saques é preciso estar atento aos requisitos exigidos.

Saque PIS/Pasep: cotas do fundo

As cotas do PIS/Pasep são destinadas aos trabalhadores que atuaram com a carteira assinada entre os anos de 1970 e 1988, que podem ter direito de receber os valores, desde que não tenham retirado o dinheiro. De acordo com a Caixa Econômica Federal, será possível resgatar as cotas do PIS/Pasep até o dia 1º de junho de 2025.

Para ter direito é preciso apresentar documentos de identificação e comprovantes de atuação no período específico do fundo.

Nos casos em que o titular tenha falecido, o direito ao benefício é estendido aos seus herdeiros e dependentes. Essa categorização altera a forma de saque das cotas. Eles vão poder requisitar os valores, mas devem apresentar a certidão de óbito e o documento oficial comprovando o direito aos valores.

Saque PIS/Pasep: abono salarial de 2019

Mais de 300 mil trabalhadores deixaram de sacar em 2019 o abono salarial PIS/Pasep. Neste caso, essas pessos ganharam uma nova chance para retirar o dinheiro. O valor pode chegar a um total de R$ 1.100 (salário mínimo daquele ano). Porém, para ter acesso, será necessário fazer uma solicitação da seguinte forma:

  • Por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital;
  • Ligando para o telefone, número 158;

Enviando um e-mail para trabalho.uf@economia.gov.br. Será necessário trocar o termo “uf” para a sigla do estado de residência do trabalhador. Veja o exemplo: trabalho.rj@economia.gov.br.

Também pode ser solicitado indo direto a uma unidade da Superintendência do Ministério do Trabalho e Previdência com o PIS/Pasep em mãos, bem como um documento de identidade.

Saque PIS/Pasep: abono salarial de 2020

O abono salarial PIS/Pasep referente ao ano-base 2020 foi liberado em fevereiro de 2022. Para ter direito ao valor será necessário ter trabalhado com carteira assinada em 2020 por pelo menos 30 dias. 

Confira os requisitos necessários

  • Possuir pelo menos 5 anos de inscrição no PIS/Pasep; 
  • Ter os dados devidamente repassados a RAIS, pelo empregador; 
  • No ano-base 2020, o trabalhador deve ter atuado por, ao menos, 30 dias de carteira assinada; 
  • Também é preciso ter recebido uma remuneração média de até 2 salários mínimos, no decorrer de 2020. 

Para saber se você tem direito ao saque, acesse o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (disponível para Android e iOS) e conferir a disponibilidade. Lembrando que será possível ter direito até a um salário mínimo.

Como fazer o saque?

O trabalhador com carteira assinada que tiver conta-corrente ou poupança na Caixa Econômica Federal e o servidor público que tiver conta no Banco do Brasil, os valores serão creditados automaticamente em suas contas.

Os que não têm conta nos dois bancos citados, devem ir a uma agência, levando um documento oficial com foto e o número do PIS/Pasep.

Você pode consultar o número do PIS/Pasep no site do Meu INSS, no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e nos aplicativos FGTS ou Caixa Trabalhador.

 

 

Fonte: Jornal Contábil