Pernambuco

Saiba como vai ser a ampliação de horários de bares e restaurantes e a retomada de apresentações de música ao vivo

190Visualizações

Pernambuco anunciou a liberação de música ao vivo em bares e restaurantes e a ampliação da capacidade de eventos sociais, como casamentos, batizados, formaturas e aniversários, a partir da segunda-feira (19). Além disso, o governo ampliou o horário de funcionamento desses estabelecimentos, a partir do dia 24 de julho, em todo o estado.

As mudanças, anunciadas em pronunciamento virtual na quarta-feira (14), fazem parte do Novo Plano de Convivência com a Covid-19 e são válidas para todo o estado, com diferenças nos horários de funcionamento de acordo com a região de Pernambuco.

Segundo a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Ana Paula Vilaça, a música ao vivo foi liberada apenas para voz e um instrumento individual, como violão, piano e saxofone. Apresentações de bandas completas e shows seguem proibidos no estado.

“Era uma demanda da classe artística que está tão impactada há mais de um ano pela pandemia. Então retomamos de uma forma gradual. É música ao vivo e voz e violão, ou um outro instrumento como um piano, um saxofone… É uma música para apreciar, ainda não é show grande, apresentação de banda”, explicou.

A secretária também disse que, apesar da liberação da música ao vivo, dançar nos bares e restaurantes segue proibido. “Nesse primeiro momento, é aquela apresentação do músico e a gente apreciando, sem dançar. Porque, naturalmente, quando as pessoas vão dançar, gera aglomeração, gera contato físico e as pessoas retiram as máscaras”, afirmou.

Entre os protocolos estabelecidos para os serviços de alimentação, estão o distanciamento de 1,5 metros entre uma mesa e outra, a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção individual e mesas com limite máximo de dez pessoas.

O horário de funcionamento dos bares e restaurantes foi ampliado nos finais de semana e feriados, passando a valer a partir do dia 24 de julho. Na Macrorregião I, que compreende o Grande Recife e partes das Zona da Mata e Agreste, esses locais podem abrir até as 23h.

Nas demais regiões do estado, que compreendem parte do Agreste e o Sertão, a ampliação vale até as 22h. Com essa ampliação, o horário de funcionamento desses estabelecimentos nos finais de semana e feriado fica igual ao de dias úteis.