Pernambuco

Frente Parlamentar Mista em Defesa da Indústria Naval Brasileira visita estaleiro Atlântico Sul em Pernambuco nesta sexta-feira (26)

Com o objetivo de debater a retomada da indústria naval e a importância da qualificação da mão de obra para o setor naval no Brasil, a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Indústria Naval Brasileira visita o Estaleiro Atlântico Sul em Pernambuco nesta sexta-feira (26), a partir das 8h30 da manhã. Estão no comando da comitiva o deputado federal e presidente da Frente Alexandre Lindenmeyer (PT-RS) e o deputado federal pernambucano e vice-presidente da Frente, Carlos Veras (PT-PE).

A agenda faz parte de uma série de visitas técnicas que a Frente Parlamentar está organizando nos principais centros navais do país. Ao longo do ano de 2023, a comitiva já esteve em Rio Grande e São José do Norte(RS), Rio de Janeiro e Niterói (RJ), Itajaí (SC),Maragogipe (BA) e Manaus (AM).

Em março, a Frente Parlamentar entregou ao presidente Lula o relatório das atividades desenvolvidas ao longo do ano de 2023. Entre as principais propostas, o documento aponta a necessidade de ampliar a exigência de conteúdo local mínimo para viabilizar e alavancar a participação da indústria nacional na construção de plataformas no Brasil.

“É fundamental reconhecer o potencial dos estaleiros brasileiros, sua capacidade instalada e experiência. Hoje, a nossa participação na construção de plataformas se restringe à construção de alguns módulos, muitas vezes apenas para atender aos requisitos de conteúdo local, atualmente estipulados em 25%, em contraste com os antigos 60%”, alerta o presidente da Frente, deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT-RS).

“O presidente Lula coloca desde o primeiro dia de seu governo como prioridade a recuperação da indústria naval para que o país possa retomar o desenvolvimento e assim a gerar emprego, gerar renda e assegurar a autonomia do setor de exportações brasileiro”, afirma o vice-presidente da Frente, Carlos Veras.

Criada em julho de 2023, a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Indústria Naval Brasileira tem como objetivo de reunir iniciativas públicas e privadas que contribuam com o desenvolvimento econômico e social do país a partir da expansão das cadeias produtivas geradas pelo setor naval.

Dados:

Em 2014, a indústria naval empregava cerca de 82 mil trabalhadores;
Montante contratado de projetos nos estaleiros brasileiros somaram cerca de R$ 9,5 bilhões;
Índice de conteúdo local nas licitações de plataformas: 60%.

Com a crise a partir de 2016, esses números foram reduzidos:

Montante contratado de projetos nos estaleiros brasileiros: R$ 570 milhões, ou seja, uma queda de cerca de 96%;
Número de empregos no segmento naval caiu para 40,2 mil;
13 estaleiros de grande porte do país, a maior parte está operando abaixo da capacidade ou apenas atuando em serviços de reparos navais;
Índice de conteúdo local nas licitações de plataformas: 25%.

Fonte: Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval).

Programação:

8h30 – Reunião no Auditório Estaleiro Atlântico Sul

10h – Visita ao Estaleiro Atlântico Sul

12h – Almoço no refeitório do estaleiro Atlântico Sul

13h30 – Debate sobre a mão de obra qualificada