Esportes

Copa do Mundo 2022: eu posso tirar folga nos dias de jogos da Seleção Brasileira? Tire dúvidas

Haja coração!! A bola vai rolar em menos de dois meses. Trata-se da Copa do Mundo 2022, sediada no Catar, no próximo dia 21 de novembro. Todos os jogos do Brasil na primeira fase ocorrem em dias úteis.

Como o brasileiro é louco por futebol, vai querer acompanhar as partidas. Nessa hora, uma dúvida que costuma surgir em eventos como esse é: pode trabalhar na Copa do Mundo ou se os funcionários têm direito a alguma folga? Vejamos a seguir como fica essa disputa? Acompanhe!

Dias e horários dos jogos na 1ª fase

O Brasil vai enfrentar a Sérvia no dia 24 de novembro (quinta-feira), a Suíça em 28 de novembro (segunda-feira) e Camarões em 2 de dezembro (sexta-feira). Se a seleção passar da fase de grupos em primeiro lugar, acontecerão mais três jogos em dias úteis. Os jogos ocorrem às 13h e 16h, ou seja, em pleno horário do expediente!

Resumindo a história, os jogos serão transmitidos em dias úteis e em horário comercial. Isso faz pensar em folgas, compensações e definições de horários especiais para entrada e saída.

Afinal, o que diz a Legislação?

A Copa do Mundo 2022 não contará com ponto facultativo para os dias em que a seleção entrará em campo. Ao menos, por enquanto.

Conforme diz a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), as empresas não são obrigadas a liberar seus funcionários nos dias dos jogos do Brasil, pois a jornada de trabalho é considerada normal, como outra qualquer no âmbito trabalhista.

Nessa linha, a dispensa do trabalho, total ou parcial, varia para cada empregador, que tem total autonomia para decidir se vai liberar ou não seus funcionários para acompanhar os jogos.

Porém, na prática, muitas organizações acabam realizando acordos coletivos com seus colaboradores, a fim de encontrar a melhor maneira para compensar as horas destinadas à exibição da Copa.

Quais acordos podem ser feitos?

Diminuição da jornada de trabalho do colaborador: 

Os primeiros jogos do Brasil da Copa de 2022, serão na parte da tarde. Dependendo das circunstâncias individuais da empresa, pode ser que seja interessante finalizar o expediente mais cedo, a fim de proporcionar que todos os trabalhadores possam assistir aos jogos do Brasil na Copa do Mundo em suas casas.

Caso a empresa decida diminuir a jornada de trabalho dos seus colaboradores, é necessário que ela faça um acordo coletivo com os mesmos, a fim de formalizar se haverá ou não compensação dessas horas em dias ou meses posteriores.

Dar folga:

Em alguns segmentos, o jogo do Brasil pode atrapalhar o desenvolvimento das atividades diárias de uma empresa, fazendo com que seja viável que ela libere todos os seus colaboradores nos dias dos jogos.

Caso seja essa a decisão dos gestores, ela deve ser avisada dias antes da seleção entrar em campo e se houver necessidade de compensação em dias ou meses posteriores, todas as datas devem estar contidas no acordo coletivo entre empregado e empregador.

Trabalhar Home Office:

Outra opção para que as atividades diárias da empresa é através do trabalho remoto.

Dessa forma, os colaboradores assistem aos jogos em suas casas e ainda não acumulam serviços pra outros dias ou meses.

Depois que o Home Office foi incluído na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), essa prática está sendo cada vez mais utilizada pelas empresas.

Assistir os jogos na empresa:

Caso não haja possibilidade de começar o expediente mais tarde ou dispensar mais cedo, a opção é oferecer um espaço na empresa para que juntos possam assistir as partidas.

Dessa forma, todos assistem aos jogos, não se desligam totalmente do trabalho, permanecem à disposição da empresa e não há necessidade de desconto ou compensação de horas.

Conclusão

Portanto, o empregado que deixar de ir ao trabalho sem apresentar a respectiva justificativa, poderá ter os descontos no salário.

Em casos mais graves, pode aplicar advertências orais ou escritas que, se reiteradas, podem dar ocasião à rescisão contratual por justa causa. Portanto, é bom conversar com seu chefe e ver como proceder.

Com tudo combinado, é vestir o verde e amarelo e preparar o grito na garganta: Vamos nessa Brasil! Rumo ao Hexa!!!

 

 

Fonte: Jornal Contábil