Economia

Salário Mínimo previsto para 2023 impressiona brasileiros? Confira o novo valor

Hoje em dia no Brasil há milhões de cidadãos que recebem a quantia correspondente a um salário mínimo para viverem. Isso porque uma boa parcela da população brasileira recebe este valor ou, ainda, abaixo dele. 

De acordo com um levantamento feito com base nos dados do Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra a Domicílio), cerca de 34 milhões de brasileiros recebiam até um salário mínimo. Por conta disso, a alteração no valor pode afetar a vida financeira de muitas pessoas. 

Qual o contexto?

Com isso, as novas estimativas do salário mínimo já são feitas. No entanto, é preciso explicar que até o momento há previsões. O valor final definido pelo Governo Federal ainda não foi lançado, embora haja algumas documentações que permitam os cálculos.

Dessa maneira, de acordo com o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a previsão inicial fazia a indicação de um salário mínimo para 2023 na quantia de R$ 1.294. O texto teve a sua divulgação feita em abril deste ano pelo Governo Federal.

É importante destacar que para se chegar a esse valor foi feito um cálculo levando em consideração um Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 6,70%. 

No entanto, houve novas previsões quanto ao índice do INPC, o que pode alterar o valor do salário mínimo. Isso ocorre uma vez que o salário mínimo precisa ser reajustado tendo como base o índice do INPC, já que ele é responsável por indicar a inflação do país e o reajuste não pode ser abaixo da inflação. O reajuste deve ser o suficiente para cobrir a inflação ou, então, maior do que ela, para representar um ganho real aos trabalhadores.

Salário mínimo de 2023: valor divulgado?

O Ministério da Economia realizou uma nova previsão que aponta para que o INPC seja de 7,41%. Inicialmente, as previsões indicavam 8,10%. Com isso, caso a estimativa de 7,41% se mantenha, o salário mínimo de 2023 poderá passar a quantia de R$ 1.301,81.

Entretanto, é necessário dizer que os cálculos se tratam apenas de estimativas. Ainda não há uma posição oficial do Governo Federal quanto ao valor final do salário mínimo para o próximo ano.

Isso ocorre porque se a estimativa do INPC for diferente, será necessário reajustar novamente. 

Por fim, o Governo Federal ainda possui até o final do ano para poder definir, de vez, o valor final. Por isso, o mais recomendável é aguardar por novos posicionamentos, os quais devem acontecer em breve, agora que estamos no segundo semestre do ano.

 

 

Fonte: pronatec