Economia

14º salário do INSS é aprovado na Câmara e já tem data para pagamento

805Visualizações

O 14º salário para aposentados e pensionistas do INSS avançou mais uma etapa nesta quarta-feira, 24. O projeto de lei nº 4.367/20 que prevê o pagamento do abono salarial em dobro, chamado de 14º salário, foi aprovado pela Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados. Só irá receber o abono extra quem ganha até dois salários mínimos do INSS, atualmente R$ 2.200.

A proposta, de autoria do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) determina o pagamento de um abono extra referente aos anos de 2020 e 2021, quando o governo optou por antecipar o 13º salário do INSS por causa da pandemia da Covid-19 na metade deste ano.

O adiantamento foi uma medida necessária para garantir amparo financeiro aos segurados durante os piores momentos da pandemia no país, mas também deixou os aposentados sem a renda extra no fim do ano.

Os valores recebidos como abono anual [13º salário] por aposentados e pensionistas são elementos muito importantes na dinâmica econômica do País, e a sua antecipação, que serviu para auxiliar na preservação da economia no período inicial de pandemia, fez falta no final do ano, momento em que o País começou a se voltar para a retomada da economia“, declarou Mattos.

 

 

Fonte: acheconcursos