Calendário

Auxílio emergencial 2021: quarta parcela começa a ser paga em 19 de julho; veja calendário

quarta parcela do auxílio emergencial 2021 começa a ser paga em 19 de julho (segunda-feira) para os beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF). Para o público em geral – cadastrado no programa pelo site, aplicativo e pelo Cadastro Único do governo (CadÚnico) – o governo deve fazer a antecipação da próxima parcela do calendário de pagamentos e saques, mas ainda não anunciou as novas datas.

Por enquanto, o calendário da quarta parcela para o público em geral segue com depósitos programados de 23 de julho a 22 de agosto.

Para quem recebe o Bolsa Família, o pagamento segue a ordem do número final do NIS, sempre em dias da semana. Para os demais, o auxílio é pago de acordo com o mês de aniversário do beneficiário. Os pagamentos para o Bolsa Família vão até 30 de julho. (veja calendário abaixo).

O valor da quarta parcela do auxílio emergencial 2021 permanece o mesmo: uma cota R$ 150 para famílias de uma só pessoa, R$ 250 para famílias de duas ou mais pessoas e R$ 375 para mãs chefes de família monoparental.

Auxílio Emergencial 2021 – Calendário da 4ª parcela do Bolsa Família

Data de pagamento Quem recebe
19 de julho Beneficiários com NIS de final 1
20 de julho Beneficiários com NIS de final 2
21 de julho Beneficiários com NIS de final 3
22 de julho Beneficiários com NIS de final 4
23 de julho Beneficiários com NIS de final 5
26 de julho Beneficiários com NIS de final 6
27 de julho Beneficiários com NIS de final 7
28 de julho Beneficiários com NIS de final 8
29 de julho Beneficiários com NIS de final 9
30 de julho Beneficiários com NIS de final 0

Como saber se vou receber a quarta parcela do auxílio emergencial 2021?

A Dataprev fará antes de cada pagamento uma nova checagem de dados para saber se quem recebeu alguma parcela continua se enquadrando nos critérios para receber as demais.

Para consultar na Dataprev a situação do benefício e saber se você terá direito ao pagamento da quarta parcela basta checar.

No site, o beneficiário deverá informar nome completo, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), nome da mãe e data de nascimento. O Ministério da Cidadania lembra ainda que as novas regras do auxílio emergencial não permitem novos cadastros.

O auxílio emergencial 2021 será concedido ao trabalhador que estava recebendo, em dezembro de 2020 e que cumpra as regras publicadas na Medida Provisória 1039.

Quem recebe o Bolsa Família e os inscritos no CadÚnico (Cadastro Único) não precisam fazer a pesquisa no site e não vão constar na lista da Dataprev. Nesses casos, as parcelas vão ser depositadas automaticamente – desde que o beneficiário atenda os critérios de elegibilidade do auxílio.

Como contestar o auxílio emergencial 2021 negado ou bloqueado?

O beneficiário que tiver a quarta parcela negada, mesmo depois de ter recebido as três primeiras, pode recorrer da decisão. Se o trabalhador fizer a consulta e o resultado for “inelegível”, ele vai poder clicar sobre o botão “Contestar”.

O sistema aceitará apenas critérios passíveis de contestação, ou seja, aqueles em que é possível haver atualização de bases de dados da Dataprev, onde são processados os auxílios, a exemplo do que já ocorria no ano passado. As pessoas consideradas inelegíveis terão um prazo para fazer as contestações – que, em geral, é de 10 dias úteis.

Fonte: Valor Investe