Bolsa Família

Quem recebe Bolsa Família pode pedir o Crédito Caixa Tem?

1.08KVisualizações

Na última segunda-feira (27), a Caixa anunciou o seu mais novo e polêmico programa de microcrédito, o Crédito Caixa Tem. Sendo assim, o app deve disponibilizar empréstimo entre R$ 300 e R$ 1 mil. Mas atenção: os juros ofertados na nova linha de financiamento são mais altos que os praticados no mercado. Por ser um produto novo no mercado, muitas pessoas que recebem o Bolsa Família se questionam se podem solicitar o crédito do Caixa Tem. Descubra a resposta a seguir.

Crédito Caixa Tem

O empréstimo pelo Caixa Tem tem uma taxa de juros de 3,99% ao mês e dá até 24 meses para o usuário pagar. De acordo com o relatório Estatísticas Monetária e de Crédito, do Banco Central, a taxa média do sistema bancário está em 1,45% ao mês; já o crédito pessoal geral tem juros de 2,42% mensais.

A nova linha de empréstimo do Caixa Tem surge em um momento em que o auxílio emergencial está perto de acabar. Ademais, o governo não encontrou solução para bancar o Auxílio Brasil, o novo programa social que deveria incorporar parte dos brasileiros que ficarão sem o auxílio emergencial.

O crédito Caixa Tem pode ser contratado pelo celular e está disponível para 100 milhões de pessoas que têm uma conta poupança social aberta pela instituição para pagar o auxílio emergencial. Além disso, quem ainda não tem conta no app também pode solicitar o empréstimo. Para isso, no entanto, é preciso fazer o cadastro no app.

Beneficiários do Bolsa Família têm acesso?

De acordo com o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, os beneficiários do Bolsa Família não devem ter acesso ao empréstimo. Em suma, a Caixa justifica que isso ocorre por conta de questões legais e técnicas, como a transformação da conta poupança social em conta digital. Os beneficiários de outros programas podem tomar o empréstimo se a instituição aprová-los na análise cadastral.

De acordo com a Caixa, ao pedir o crédito, a conta passa de Poupança Social Digital Caixa para Poupança Digital+. Diante disso, o processo de atualização cadastral no Caixa Tem, necessário para tomar o empréstimo, cancela automaticamente o cartão do Bolsa Família. Sendo assim, não é possível receber o benefício e acessar o crédito. Por fim, Guimarães cita que “as pessoas que vão receber auxílio (emergencial) não terão esse crédito. Por quê? Porque elas não têm condições de pagar”.

 

Fonte: seucreditodigital