Bolsa Família

Confira como fazer o recadastramento do Bolsa Família e quando deve ser realizado; veja o que fazer para não perder o benefício

O alerta de cortes no Bolsa Família, emitido pela ministra do Planejamento, Simone Tebet, sobre o pretexto de atualizar o cadastro de alguns beneficiários no CadÚnico já tem previsão para acontecer.

Inicialmente, durante uma entrevista ao Estadão, Tebet havia revelado que o recadastramento do Bolsa Família poderia acontecer entre fevereiro e março.

Após muita expectativa por parte dos beneficiários, a secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único do Ministério do Desenvolvimento Social, Letícia Bartholo, revelou que o recadastramento do Bolsa Família começará de fato no mês de março.

Também em entrevista ao Estadão, a secretária revelou informações sobre como o recadastramento vai funcionar.

Outros detalhes sobre o grupo que será foco do recadastramento do Bolsa Família foram revelados ainda pela ministra Simone Tebet.

COMO VAI ACONTECER O RECADASTRAMENTO DO BOLSA FAMÍLIA?

Segundo informações da ministra do Planejamento, os cortes serão feitos no grupo das famílias unipessoais, ou seja, formadas por apenas uma pessoa.

Segundo o anuncio de Simone Tebet, os cortes no Bolsa Família 2023 serão feitos a partir de um recadastramento no CadÚnico, o sistema que recebe as informações sobre os beneficiários e determina se estes fazem parte de um dos perfis quem tem direito ao Bolsa Família – que ainda é pago aos beneficiários com o nome de Auxílio Brasil.

Cadastros no CadÚnico podem ter sido fraudados

De acordo com Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento Social, aproximadamente 2,5 milhões de cadastros no Auxílio Brasil podem ter sido fraudados. Principalmente no período de crise da pandemia de covid-19, entre 2020 e 2021.

QUEM PRECISA FAZER O RECADASTRAMENTO DO BOLSA FAMÍLIA?

Conforme informado por Tebet, o recadastramento do Bolsa Família será focado no grupo das famílias unipessoais, ou seja, formadas por apenas uma pessoa.

Este grupo representa 5 milhões de beneficiários, dos mais de 21 milhões de brasileiros que recebem o pagamento do Auxílio Brasil atualmente.

Por não ser exigida uma comprovação da formação familiar, já que o cadastro no CadÚnico foi realizado de forma online e automática durante dois anos, acredita-se que alguns destes cadastros tenham sido burlados por famílias que têm mais de um integrante.

Ou seja, a pessoa conseguiu realizar cadastro no Bolsa Família como integrante de uma família unipessoal, mesmo integrando uma família que poderia fazer parte de outro grupo de beneficiários.

BENEFICIÁRIOS PODERÃO SOLICITAR O CANCELAMENTO DO BOLSA FAMÍLIA POR CONTA PRÓPRIA

Segundo Letícia Bartholo, a atualização cadastral está sendo combinada com os Estados e municípios do plano de ação, preparado na semana passada e entregue na última segunda-feira (13), para assinar o acordo com a Defensoria Pública da União.

Além disso, de acordo com a secretária, o aplicativo do CadÚnico está sendo preparado para receber uma nova função de cancelamento do Bolsa Família por conta própria do beneficiário.

Esta função será específica para os beneficiários que reconhecerem ter errado ao realizar o cadastro no Bolsa Família.

“Estamos colocando no aplicativo do Cadastro Único a funcionalidade que, se a pessoa unipessoal, que disse morar sozinha, entendeu a partir da campanha de utilidade pública que errou, pode já ali pedir para sair e depois agendar o cadastramento na família”, disse a secretária.

Letícia disse ainda que a implementação dessa nova função do app CadÚnico será feita em março.

“Vamos retomar os processos de capacitação já agora em março. Em abril, a nossa ouvidoria já está funcionando de novo, atendendo as ligações”, destacou.

QUANDO COMEÇA O RECADASTRAMENTO DO BOLSA FAMÍLIA?

Por fim, segundo o Estadão, a secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único do Ministério do Desenvolvimento Social destacou que o recadastramento do Bolsa Família para as famílias unipessoais começa em março e terminam e em dezembro de 2023.

“As pessoas vão ser chamadas conforme o cronograma. Esses 5 milhões unipessoais serão chamados, serão revisados, e aí vai sair quem tiver de sair e vai entrar quem precisa entrar”, completou.

Fonte: NE 10