Auxílio Emergencial

Atenção: Consulta da 6ª parcela do auxílio emergencial já está disponível pela internet; veja como consultar

391Visualizações

Quem recebeu a primeira parcela da prorrogação do auxílio emergencial já pode consultar se terá direito à 6ª cota do benefício. A consulta é simples e está disponível no site da Dataprev, empresa do governo responsável por verificar se os beneficiários ainda se enquadram nos critérios do programa.

Para continuar tendo direito aos valores, o cidadão precisa cumprir os requisitos estabelecidos, como ser um trabalhador informal ou estar inscrito no Bolsa Família. O programa também é destinado a pessoas com renda familiar mensal de até R$ 3.300 no total e de até R$ 550 por pessoa.

Como consultar o auxílio emergencial?

A verificação pode ser feita por qualquer beneficiário com acesso à internet. Confira abaixo o passo a passo de como fazer:

  • Acesse no site consultaauxilio.cidadania.gov.br;
  • Informe nome completo, data de nascimento, CPF e nome da mãe;
  • Aperte em “Não sou um robô” e confirme;
  • Se os dados aparecerem na tela, o beneficiário ainda está apto a receber o auxílio emergencial. Caso contrário, o benefício foi suspenso e os dados excluídos do sistema.

Também é possível obter informações a respeito do benefício no site da Caixa Econômica Federal e pelo telefone 111.

Como recorrer à suspensão?

Se seu nome foi retirado da lista de aprovados, ainda há chances de contestar a decisão e receber os valores pendentes. Basta acessar o site da Dataprev e escolher a opção “Contestação do resultado”, caso ela esteja disponível.

Vale destacar que o Ministério da Cidadania não permite a contestação em todos os casos, como por exemplo quando o cidadão consegue um emprego formal ou sua renda supera o valor máximo estabelecido.