Auxílio Brasil

Quais as regras do Auxílio Brasil, o novo Bolsa Família; veja

783Visualizações

O Governo Federal apresentou o Auxílio Brasil, para substituir o Bolsa Família, em vigor a 17 anos, o objetivo do programa semelhante ao anterior, mas a estrutura do benefício será diferente.

O Bolsa Família foi criado em 2004 na gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e é voltado a famílias em condições de pobreza e extrema pobreza. A exigência é que a família tenha ao menos uma criança ou adolescente de até 17 anos. 

A abrangência do Auxílio Brasil é similar, mas ele amplia o benefício para famílias com gestantes ou pessoas com até 21 anos incompletos, desde que matriculado no ensino básico.

Para receber o Auxílio Brasil, as famílias devem cumprir alguns requisitos, como realizar o exame pré-natal, estar de acordo com o calendário nacional da vacinação e respeitar a frequência escolar mínima.

Outras regras ainda devem seguir em regulamento, ainda em desenvolvimento. As penalidades, em caso de descumprimento, também passa por avaliação. Ainda não foi definido o valor dos benefícios do Auxílio Brasil, mas o Governo Federal espera elevar o valor médio dos atuais R$ 200 por família, para pelo menos R$ 300.

 

Fonte: Gazeta do Povo