DestaqueLenda

Nos 59 anos de Ayrton Senna, relembre três das maiores vitórias do piloto

Lenda do automobilismo, Ayrton Senna completaria 59 anos hoje, se estivesse vivo. Dotado de muito talento e com um estilo agressivo de pilotar, o brasileiro inspirou gerações: é o maior ídolo do atual campeão mundial da Fórmula 1, o pentacampeão britânico Lewis Hamilton.

Nesta quinta-feira, o aniversário de Senna foi lembrado pelo perfil oficial da Fórmula-1 no Twitter:

‘Poucos pilotos foram tão amados pelo público quanto Ayrton Senna’, escreveu a modalidade.

Com passagens por Toleman, Lotus, McLaren e Williams, Senna foi autor de feitos épicos, como quando venceu o Grande Prêmio do Brasil guiando o carro com apenas uma marcha. Outras grandes atuações do brasileiro foram debaixo de chuva, condição na qual tinha particular facilidade.

Relembre três das principais corridas do tricampeão mundial, uma das maiores lendas do esporte brasileiro:

Grande Prêmio de Portugal (1985)

A primeira vitória de Senna na categoria viria em seu primeiro ano de Lotus. Pilotando o icônico carro preto, o GP de Portugal era a segunda corrida do brasileiro pela equipe, logo após a estreia no Brasil. Os prelúdios do sucesso viriam logo no treino classificatório: o brasileiro conquistou a primeira pole position de sua carreira na F1.

Senna na sua Lotus em 1985. Naquele ano, o piloto levaria sua primeira corrida, em Portugal Foto: Frederico Mendes / Agência O Globo

Na corrida, sob muita chuva e aquaplanagem da maioria dos pilotos, Ayrton guiou sua Lotus com controle acima do esperado e levou a primeira colocação com tranquilidade, bem à frente dos concorrentes. Esse foi um dos episódios que mostrou ao mundo a facilidade do piloto em pistas molhadas. O próprio Senna, no entanto, reclamou das condições da pista.

— Perdi as contas de quantas vezes estive a ponto de bater em outro carro. As condições da pista estavam muito perigosas. Dez vezes pior que o ano passado — declarou, em entrevista à Folha de S. paulo, na época.

Grande Prêmio do Brasil (1991)

Talvez a vitória mais épica da carreira do piloto. Sob clima instável, de chuvas ocasionais em Interlagos, Senna pilotou o carro reserva da McLaren e perdeu suas marchas ao longo da disputa. Com apenas a sexta marcha, sob intenso esforço físico, cruzou a linha de chegada em primeiro. Precisou sair praticamente carregado do cockpit, com muitas dores e sem forças para conduzir o carro até a área fechada.

Além do feito gigante, a vitória teve sabor emocional: o piloto vencia pela primeira vez no Brasil, pondo fim à dita “maldição” de não obter vitórias em sua terra natal. O resultado levou os fãs ao delírio — uma multidão foi à porta de da casa do de Ayrton para celebrar o feito.

Grande Prêmio da Europa (1993)

Em Donnington Park, na Inglaterra, Senna faria o que muitos consideram como a melhor primeira volta da história da Fórmula 1. O brasileiro largou em quarto e acabou caindo pra quinto em disputa com Schumacher, da Benneton. Mas isso não o abalou: em um circuito com poucos pontos de ultrapassagem, o brasileiro ultrapassou, em uma só volta,Schumacher e Karl Wendlinger (Sauber), além das rápidas Williams de Alan Prost e Damon Hill.

Com chuva oscilando e muita disputa, o GP ainda ficaria marcado pela passagem direta de Senna pelos boxes, sem avisar à equipe. Foi uma estratégia do brasileiro para cortar caminho e ganhar tempo, no que se tornou a volta mais rápida da corrida.

Deixe uma resposta

seis − dois =